segunda-feira, 25 de março de 2013

Elaboração de Massas: Massa Básica

As massas se dividem em duas categorias:

a) Massa seca: de longa durabilidade, utiliza sêmola de trigo duro, produzida industrialmente.

b) Massa fresca: feita artesanalmente, utiliza farinha de trigo comum, trabalhada com ovos ou água, de onde se obtém uma lâmina compacta, elástica e ao mesmo tempo porosa para poder se misturar bem com os condimentos. As massas frescas podem ser misturadas só com água, só com ovos (geralmente na proporção de 01 ovo para 100 g de trigo), ou poder ser coloridas, onde há adição de ingredientes que dão pigmentação.

Em relação ao formato, se distinguem entre massas compridas (espaguetti, tagliatelle, lasanhas), ou massas cortadas (penne, fusili, rigatoni, farfalle etc.)

1- Massa básica:

-300 g de farinha de trigo

-3 ovos médios
-1 colher de chá de sal

Peneire a farinha de trigo com o sal e faça uma cavidade no centro. Misture levemente as gemas com as claras e despeje no centro da cavidade. Misture até a massa ficar esfarelada. Sove por 10 minutos ou até a massa ficar lisa. Caso a massa fique úmida, adicionar mais trigo. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Corte a massa em duas partes e abra cada uma no formato de um retângulo. Coloque a máquina na abertura mais larga e passe a massa. Embrulhe a massa restante para não ressecar. Dobre a massa em três partes e passe mais 4 a 5 vezes na mesma abertura. Se tiver um pouco úmida, polvilhe uma camada fina de farinha de trigo. Passe a massa nas aberturas mais estreitas (uma a uma), até alcançar a espessura desejada. Polvilhe farinha de trigo na superfície da massa e reserve.
   
                                   
Receita: Tagliatelle ao mar e monte (utilizar o rendimento da massa básica para o preparo desta receita)

Molho: 
-30 g de salmão defumado em tirinhas
-30 g de presunto cru em tirinhas
-2 tomates concassé (sem casca e sementes)
-1 alho poró picado em rodelas
-1 colher de sobremesa de manteiga
-150 ml de creme de leite fresco
-30 ml de vinho branco seco
-15 ml de whisky ou conhaque (para flambar)
-1 colher de sopa de salsinha picadinha
-queijo parmesão, sal e pimenta do reino a gosto.

Refogue o alho poró na manteiga, adicione o presunto cru e deixe refogar mais um pouco. Adicione os tomates, flambe com whisky, e junto o vinho branco. Deixe evaporar e quando reduzir, acrescentar o creme de leite. Deixar engrossar, acrescentar o salmão defumado, a salsinha e temperar com sal e pimenta. Realmente delicioso, um prato elaborado que vale a pena hahahahhaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...