domingo, 31 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA!!!

Desejamos à todos  uma feliz e inesquecível páscoa com muitas receitas deliciosas  e união com seus amigos e familiares!!


Receita ovinhos coloridos:

-5 ovos
-Anilina das cores desejadas

 Cozinhe os ovos, durante o cozimento coloque a anilina de cada cor em um saquinho plástico. Com os ovos já cozidos apenas coloque dentro do saquinho da cor desejada e faça com que a anilina envolva o ovo, depois apenas conservar em um prato até secar a anilina.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Noz-moscada


Inglês: Nutmeg

A noz pequena e ovalada, com aproximadamente 4 cm de comprimento, é seca e sua semente é depois retirada. A moscadeira é uma árvore que dá frutos por mais de 50 anos. A noz-moscada é levemente amarga e possui um sabor quente e adocicado. Pode ser comprada inteira ou em pó. O melhor é comprá-las inteiras, armazená-las em um recipiente hermético e ralar somente quando for utilizá-las.

Usos: realçar sabor de carnes e legumes, bebidas com leite, pudins, sopas, aves, bolos, bolachas, bolinhos.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Gelatina de groselha com maçã


Ingredientes:

-4 colheres (sopa) de xarope natural de groselha
-1 1/4 xícara de água
-1 colher (sopa) gelatina em pó branca, sem sabor
-1 maçã pequena, sem casca, picadinha, banhada em 1/2 colher (sopa) de suco de limão


Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture a groselha, a água e a gelatina. Deixe hidratar por alguns minutos. Leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver completamente. Retire do fogo e acrescente a maçã com o suco de limão. Mexa delicadamente e distribua a mistura em fôrmas de plástico de 7 cm de diâmetro. Leve para gelar até ficar firme. Uma sobremesa deliciosa, simples e divertida para fazer com e para seus filhos!


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

quarta-feira, 27 de março de 2013

Cardamomo


Inglês: Cardamon

O arbusto de cardamomo é uma planta perene herbácea da família do gengibre e cresce até aproximadamente 3 metros de altura. Cresce apenas em climas quentes. Produz uma vagem que contém sementes altamente aromáticas e levemente picantes, de sabor adocicado, não se deve abrir sua cápsula (que contém as sementes) caso a intenção seja apenas dar um toque de sabor.

Usos: Combina com pratos doces e salgados. Curry, pilau, garam masala, licores, café, arenque, carne, suco de manga e maracujá.

Técnicas de Elaboração de Massas


3- Massa verde de espinafre:
-½ molho de espinafre
-3 ovos
-300 g de farinha de trigo
-1 colher (chá) de sal

Lave o espinafre, separe as folhas e os talos mais macios e branqueie em água fervente por 10 segundos. Resfrie em água fria. Esprema-o com as mãos retirando o máximo de líquido possível. Pique muito bem e esprema novamente. Bata no liquidificador o espinafre e os ovos. Peneire numa superfície lisa a farinha de trigo com o sal, faça uma cavidade no centro, coloque o purê de espinafre e misture até obter uma massa esfarelada. Sove por 10 minutos ou até obter uma massa lisa. Adicione farinha de trigo caso a massa fique úmida. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Passe a massa no cilindro até obter a espessura desejada.


Um exemplo de preparação com a massa verde é o pappardelle com molho funghi.

Pimenta-do-reino


Inglês: Pepper

A pimenta .,Nativa da Índia se origina de uma planta trepadeira da família da Piperácea. As plantas crescem até aproximadamente 3,6 metros e possuem uma longa fileira de vinte a trinta pequenas frutinhas que amadurecem do verde para o amarelo avermelhado. As frutinhas são colhidas ainda verdes e desidratadas inteiras. Já a pimenta-do-reino branca é colhida madura, de cor vermelha, e a pele é removida antes de secar. Pimentas de grãos verdes geralmente são deixadas em conserva de vinagre.

Usos: Extremamente versátil, vai bem como cobertura em saladas, marinados, sopas, molhos além de acompanhar o sal em inúmeras receitas.

terça-feira, 26 de março de 2013

Técnicas de Elaboração de Massas

2- Massa vermelha:

-320 g de farinha de trigo
-100 g de extrato de tomate
-1 colher (chá) de sal
-2 ovos

Peneirar a farinha de trigo com sal e fazer uma cavidade no centro. Coloque o ovo ligeiramente batido, o extrato de tomate e misture a massa até ficar esfarelada. Sove-a por 10 minutos ou até ficar lisa. Se ficar úmida adicione farinha de trigo. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe-a descansar por 30 minutos. Passe-a no cilindro até obter a espessura desejada.


Um exemplo de preparação para a massa vermelha são raviólis com recheio de ricota com ervas e nozese servir com molho de 4 queijos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Páprica


Inglês: Paprika

Mais conhecida em Portugal por pimentão, é uma especiaria obtida do pimentão-doce depois de seco e moído, muito usada na cozinha como condimento. Sua origem é latino-americana, mais especificamente da região central e do México. Diversas variedades desta espécie são utilizadas de acordo com o que se pretende adquirir, um condimento mais ou menos picante. A páprica suave, obtida da polpa madura, tem um cheiro adocicado e não é ardida, enquanto que a páprica picante é mais forte, semelhante a pimenta caiena.

Usos: goulash (guisado de carne de vaca), ovos mexidos, vitela, pratos de arroz, ensopados de carne.

Organize sua geladeira!

SAIBA COMO ORGANIZAR OS ALIMENTOS NA SUA GELADEIRA

Para garantir que os alimentos conservados na geladeira estejam sempre próprios para o consumo, devemos observar tanto o prazo de validade, como a forma que estão dispostos nas prateleiras e gavetas.

Se você costuma deixar os alimentos na geladeira de qualquer jeito, achando que vão ficar conservados para sempre, não se engane.

Nem sempre os sinais de que o alimento está estragando são visíveis e isso poderá ser prejudicial para sua saúde, uma vez que pode causar intoxicação.

A disposição dos alimentos dentro da geladeira também é importante, pois alguns produtos precisam ficar em temperaturas mais frias do que outros. Por isso, é importante saber a forma ideal de guardar os alimentos depois das compras no supermercado de acordo com a temperatura que eles necessitam. Ou seja, os mais frios na pare superior, perto do congelador e os que precisam de menos refrigeração na parte inferior.



                                                                        Fonte: www.prat-k.com.br
Organização

-Na prateleira superior: os alimentos que precisam de mais refrigeração.
-Nas prateleiras intermediárias : podem ser reservadas para guloseimas ou ainda as sobras de alimentos.
-Nas prateleiras inferiores: produtos ou alimentos que necessitam de menos conservação.
-Nas gavetas: as frutas e verduras. 
Lembrando que elas devem ser lavadas e armazenadas em saquinhos transparente pare então serem guardadas.
Coloque os produtos que mais usa de forma visível, para facilitar na hora de procurá-los.

Aproveite o espaço

Utilize sempre potinhos ou recipientes com tampa. Eles podem ser retangulares ou quadrados assim poderão ser colocados uns em cima dos outros ocupando menos espaço.
Muita atenção à borracha da geladeira e a porta aberta. O refrigerador é responsável por cerca de 30% do consumo da casa.

Descongele periodicamente o congelador, muito gelo faz com que o motor da geladeira trabalhe 30% a mais que o normal.

Para garantir a integridade dos alimentos verifique se a temperatura do refrigerador está correta. Ela deve estar marcando de 4,5 ºC ou menos e para congelamento, -18 ºC ou menos.

Evite

Deixar latas abertas na geladeira. O correto é guardar os alimentos em recipientes bem fechados, ou colocar as sobras em pratinhos. Neste caso, não esqueça de cobrir o recipiente com papel filme.

Guardar catchup, mostarda, maionese e molho inglês na porta da geladeira. A refrigeração na porta, principalmente em modelos mais antigos é menor. Isso pode diminuir a validade dos alimentos.

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/saiba-como-organizar-os-alimentos-em-geladeira-4-1-75-193.html

Elaboração de Massas: Massa Básica

As massas se dividem em duas categorias:

a) Massa seca: de longa durabilidade, utiliza sêmola de trigo duro, produzida industrialmente.

b) Massa fresca: feita artesanalmente, utiliza farinha de trigo comum, trabalhada com ovos ou água, de onde se obtém uma lâmina compacta, elástica e ao mesmo tempo porosa para poder se misturar bem com os condimentos. As massas frescas podem ser misturadas só com água, só com ovos (geralmente na proporção de 01 ovo para 100 g de trigo), ou poder ser coloridas, onde há adição de ingredientes que dão pigmentação.

Em relação ao formato, se distinguem entre massas compridas (espaguetti, tagliatelle, lasanhas), ou massas cortadas (penne, fusili, rigatoni, farfalle etc.)

1- Massa básica:

-300 g de farinha de trigo

-3 ovos médios
-1 colher de chá de sal

Peneire a farinha de trigo com o sal e faça uma cavidade no centro. Misture levemente as gemas com as claras e despeje no centro da cavidade. Misture até a massa ficar esfarelada. Sove por 10 minutos ou até a massa ficar lisa. Caso a massa fique úmida, adicionar mais trigo. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Corte a massa em duas partes e abra cada uma no formato de um retângulo. Coloque a máquina na abertura mais larga e passe a massa. Embrulhe a massa restante para não ressecar. Dobre a massa em três partes e passe mais 4 a 5 vezes na mesma abertura. Se tiver um pouco úmida, polvilhe uma camada fina de farinha de trigo. Passe a massa nas aberturas mais estreitas (uma a uma), até alcançar a espessura desejada. Polvilhe farinha de trigo na superfície da massa e reserve.
   
                                   
Receita: Tagliatelle ao mar e monte (utilizar o rendimento da massa básica para o preparo desta receita)

Molho: 
-30 g de salmão defumado em tirinhas
-30 g de presunto cru em tirinhas
-2 tomates concassé (sem casca e sementes)
-1 alho poró picado em rodelas
-1 colher de sobremesa de manteiga
-150 ml de creme de leite fresco
-30 ml de vinho branco seco
-15 ml de whisky ou conhaque (para flambar)
-1 colher de sopa de salsinha picadinha
-queijo parmesão, sal e pimenta do reino a gosto.

Refogue o alho poró na manteiga, adicione o presunto cru e deixe refogar mais um pouco. Adicione os tomates, flambe com whisky, e junto o vinho branco. Deixe evaporar e quando reduzir, acrescentar o creme de leite. Deixar engrossar, acrescentar o salmão defumado, a salsinha e temperar com sal e pimenta. Realmente delicioso, um prato elaborado que vale a pena hahahahhaha.

terça-feira, 19 de março de 2013

Cominho


Inglês: Cumin

Semente de uma planta originária do Oriente, encontrado em pó ou em grão.semente do cominho origina-se de uma planta da família da salsa, é rica em cálcio. O cominho é uma planta pequena e delicada que cresce na maioria dos climas quentes. As sementes alongadas e pequenas possuem um aroma forte e adocicado; seu sabor é relativamente picante e devem ser usadas com moderação, já até foi usado como substituto da pimenta-do-reino

Usos: pães, queijos, licores, chucrute, chilli com carne, tomates, hámbúrgueres, assados, batatas, caças, costela.

Quiche

Massa: 
-190 g de farinha de trigo
-90 g de manteiga sem sal
-20 ml de água
-3 g de sal

Cortar a manteiga em pedaços e misturar com a farinha de trigo e o sal, com as pontas dos dedos. Adicionar água aos poucos até obter uma massa homogêna e lisa.

Molho: 
-125 g de creme de leite
-50 g de ovos
-sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Bater os ovos com o creme de leite com ajuda de um batedor. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.

Forrar uma forma de fundo removível com a massa. Levar ao forno pré-aquecido para pré-assar a massa. Retirar do forno e adicionar queijo picado (mussarela, parmesão, minas ou ricota). Agregar o ingrediente principal de seu desejo,como calabresa, presunto,etc, despejar o molho e queijo parmesão ralado por cima e devolver ao forno.

Couscous marroquino com camarões


-150 g couscous marroquino
-pimentão vermelho
-coentro picado
-salsinha picada
-cúrcuma
-150 g camarão cinza
-alho
-azeite e sal a gosto

Colocar água com sal para ferver (a mesma quantidade de couscous) com a cúrcuma. Desligar e adicionar o couscous. Abafar por 5 minutos para que os grãos cresçam. Solte com um garfo. A parte, refogue o alho no azeite e adicione o pimentão picado em brunoise. Misture o couscous e adicione a salsa e o coentro picados.            Grelhe os camarões limpos e misture com o couscous. Tempere com azeite e sirva quente.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Cúrcuma


Inglês: Turmeric Raíz

Conhecido também como Açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, turmérico, açafroa e gengibre amarelo. Da família do gengibre, tem as raízes usadas como tempero na cozinha. Possui flores amarelas pontiagudas e longas, folhas pontudas e brilhantes e podem alcançar até 1 metro de altura. Tem um aroma forte de madeira sabor picante, por esse motivo não deve ser usado como um simples substituto do açafrão.

Usos: sopas, pratos de arroz, molhos cremosos, pães, maioneses, frangos. Item fundamental do curry indiano.

Fonte: Gastrolandia

Uma faca para cada finalidade...


Japonesa – Pode ser utilizada para todos os tipos de cortes. Esta faca possui o gume quase reto com sua ponta voltada para baixo, extremamente segura para trabalhar na tábua.




Mestre lâmina larga – A faca mestre é a mais usada pelo chef. Existem os tamanhos de 6, 8 e 10 polegadas. O tamanho 8, entretanto, é o mais apropriado. Serve para destrinchar, cortar legumes, fatiar cebola, cortar carne, picar tempero. A lâmina larga é própria para o uso em tábuas. 


Frutas e legumes – É uma faca com lâmina rígida, que se acomoda à mão. A lâmina também é lisa, curta e estreita. Ideal para descascar e tornear. 



Desossar semiflexível – Própria para desossar pequenos animais e para filetar peixes. A faca semiflexível facilita a operação, permitindo que o corte acompanhe o osso. A ponta de fio  curvado para cima permite que a faca entre em vãos estreitos.



Pão fio ondulado – Própria para cortar pães. A ponta voltada para baixo é para facilitar a operação com as duas mãos, evitando que escorregue ou que espete. Seu formato dá maior resistência. 

Sashimi – A afiação da faca de sashimi é apenas do lado direito. O lado esquerdo da faca é totalmente plano, possibilitando um acabamento liso, perfeito. Ideal para sashimis, postas de peixes já limpos. A mais indicada é a de 10 polegadas.


Fiambre fio ondulado – Serve para cortar carnes cozidas, industrializadas, embutidos. A faca deve ser comprida, estreita e a lâmina fina, para cortar em um único ato.

Cutelo – Tem angulação obtusa, 90°. Sua afiação é de 45° de cada lado. A faca deve ser pesada e quanto maior for melhor. Por isso, recomenda-se a de 6 ½ polegadas. Própria para cortar ossos de pequenos animais.



Essas são as mais usadas dentre várias facas de diferentes tamanhos e fios com finalidades muito específicas na gastronomia mais sofisticada.

Fonte: http://cozinhaprofissional.com.br

Blini de frutas com Chantilly e Coulis de amora


Massa: 

-100 g de farinha 
-200 ml de leite
-2 ovos
-5 g de fermento químico
-1 colher (sopa) de açúcar
-1 pitada de sal

Bater no liquidificador a farinha, o leite, os ovos o fermento, o sal e o açúcar. Cozinhar a massa como panquecas grossas. Fazer pelo menos 3 blinis do mesmo diâmetro. Reservar.

Recheio: 
-20 g de doce de leite
-60 g de chantilly
-frutas fatiadas finamente

Montagem: dispor uma camada de massa, colocar uma fina camada de doce de leite por cima e as frutas fatiadas. Em seguida mais uma camada de massa, doce de leite e as frutas. Termine com a massa e decore com chantilly. 


Coulis de Amora:
-250 g de amora
- 50 g de açúcar

Misture a amora e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Tire imediatamente e bata no liquidificador. Passe a mistura numa peneira fina. Deixe esfriar. Decore o blini com o coulis.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Açafrão


Inglês: Saffron

Nativo do mediterrâneo e majoritariamente importado da Espanha que, junto com Portugal, é o maior produtor do mundo. É o condimento mais caro do mundo: cada flor dá apenas três estigmas que devem ser colhidos a mão e secos. São necessários 14 mil estigmas para cada 28 gramas de açafrão. O açafrão tem o gosto parecido com uma espécie de mel amargo e uma cor amarela forte. O açafrão moído pode variar consideravelmente de qualidade.

Uso: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz con pollo.


Fonte: Gastrolândia

Pizza de Bolinha


Ingredientes e Preparo

INGREDIENTES:

- 60 g de fermento biológico fresco (para pão) 
- 1 colher (sobremesa) de açúcar 
- 1 ovo ligeiramente batido 
- 100 ml de óleo 
- 350 ml de leite em temperatura ambiente 
- (+/-) 600 g de farinha de trigo peneirada 
- 1/2 colher (sopa) de sal 
- 1 gema de ovo peneirada para pincelar 
- queijo parmesão ralado a gosto 

MODO DE PREPARO:

1- Numa tigela dissolva 60 g de fermento biológico fresco (para pão) em 1 colher (sobremesa) de açúcar. 
2 - Acrescente 1 ovo ligeiramente batido, 100 ml de óleo e 350 ml de leite em temperatura ambiente. Misture bem e junte aos poucos (+/-) 600 g de farinha de trigo peneirada e 1/2 colher (sopa) de sal. Vá amassando até que a massa solte das mãos. Deixe a massa descansar em local arejado, coberta com um filme plástico (ou pano de prato) por +/- 30 minutos até dobrar de volume. OBS.: O crescimento da massa vai depender da temperatura ambiente, quanto mais frio mais tempo leva para a massa crescer. 
3- Divida a massa em 4 partes e numa superfície lisa e com o auxílio de um rolo abra cada parte de massa até obter uma espessura fina. Com auxilio de um cortador redondo com +/- 8 cm de diâmetro (ou com a boca de um copo) corte discos da massa. No centro de cada disco coloque o recheio de sua preferência, feche o disco unindo as bordas e modele no formato de bolinha. Vá colocando as todas as bolinhas de pizza arrumadas numa fôrma redonda de pizza (29 cm de diâmetro) virada ao contrário, untada e polvilhada com farinha de trigo. OBS: Não coloque as bolinhas até a borda da fôrma. Deixe um espaço de +/- 3 cm pois as bolinhas vão crescer e ocupar este espaço. Pincele as bolinhas com 1 gema de ovo peneirada e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto, deixe descansar por mais 20 minutos e leve ao forno médio pré-aquecido (180 graus) por +/- 15 a 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento em porções: 10

Fonte: +QueReceitas

Torta de Alface


Ingredientes e Preparo

INGREDIENTES:

- 2 pacotes de pão de forma sem casca, picado 
- 400 g de mussarela ralada - 300 g de queijo prato ralado 
- 300 g de presunto fatiado e cortado em tirinhas 
- 1 pé de alface crespa (ou lisa) cortada em tirinhas (ou escarola ou rúcula) 
- 2 tomates maduros sem pele e sem sementes cortados em cubinhos 
- 200 g de maionese 
- 1 lata de creme de leite com soro 
- 200 ml de leite - 1 pitada de noz-moscada 
- sal a gosto 
- 150 g de queijo parmesão ralado na hora misturado com 25 g de farinha de rosca 
- 1 tomate cortado em fatias. 

MODO DE PREPARO

1º - Numa tigela misture muito bem o pão de forma sem casca picado com a mussarela ralada, o queijo prato ralado, o presunto fatiado cortado em tirinhas, a alface crespa (ou lisa) cortada em tirinhas (ou escarola, ou rúcula) e os tomates maduros sem pele e sem sementes, cortados em cubinhos. 
2º- Acrescente a maionese, o creme de leite com soro, o leite, pitada de noz-moscada e sal a gosto e misture novamente até que todos ingredientes estejam incorporados. 
3º - Transfira a mistura para um refratário (23 cm x 20 cm) untado e enfarinhado com farinha de rosca, polvilhe o queijo parmesão ralado na hora misturado com a farinha de rosca e decore com tomate cortado em fatias. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 30 minutos. Sirva quente.

Rendimento em porções: 12

Fonte: +QueReceitas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...