terça-feira, 16 de abril de 2013

Aprenda a escolher a melhor panela para você!

A escolha da panela pode fazer toda a diferença no resultado da sua receita. Alguns materiais retêm o calor por mais tempo e são perfeitos para o preparo de cozidos; outros chegam a ressaltar o sabor dos alimentos. Veja neste manual as vantagens e desvantagens de cada modelo e aprenda que cuidados tomar para que elas durem mais tempo.

Panela de alumínio

Vantagens: Entre todos os tipos de panela, esse é o mais barato. As que têm o fundo grosso são ótimas para dourar carnes.

Desvantagens: O metal pode alterar a cor e até o sabor da comida. Além disso, esse material não retém o calor e é difícil de lavar.

Dica: Para acabar com as manchas escuras da panela, encha-a com água, acrescente o suco de 1 limão e deixe ferver até clarear. Por fim, lave-a normalmente.

Panela de ferro

Vantagens: Estudos comprovam que o mineral, liberado durante o cozimento, vai para o alimento e o deixa com uma maior quantidade de ferro, auxiliando no combate a anemia. Além disso, conserva melhor a temperatura, o que garante uma economia de gás. É indicada para o preparo de pratos que levam muito tempo no fogo, como os cozidos e ensopados.

Desvantagens: É muito pesada e pode enferrujar.

Dica: Na hora da compra, escolha as de cabo de madeira, que não esquentam.

Panela de barro e cerâmica

Vantagens: Conserva o calor por muito tempo. E, como é charmosa, pode ser levada à mesa. Indicada para o preparo de sopas, cozidos e feijoadas.

Desvantagem: Demora mais tempo para esquentar.

Dica: Antes de usá-la, unte com óleo e leve ao fogo até soltar uma fumaça escura. Lave-a e seque no fogo. Ambas podem ser usadas no micro-ondas e forno. Mas atenção: utilize apenas utensílios de silicone!

Panela de inox

Vantagens: Distribui igualmente o calor e resiste a variações bruscas de temperatura. Ideal para cozinhar macarrão e preparar arroz.

Desvantagens: Não é indicada para frituras, já que o óleo pode aquecer demais. Por isso, fique atenta para a comida não passar do ponto. E cuidado para não queimar as mãos, pois as alças também esquentam.

Dica: Para evitar que risque ou manche, lave-a após o uso com esponja macia e seque bem.

Panela antiaderente - Teflon®

Vantagens: Por causa do Teflon®, o alimento não gruda na panela. Assim, usa-se menos óleo, o que reduz a quantidade de gordura dos alimentos. Indicada para o preparo de bifes e frangos sem a adição de óleo.

Desvantagem: Risca com muita facilidade. Para evitar o problema, utilize apenas colheres e espátulas de plástico ou de madeira e jamais lave com esponjas abrasivas, que danificam a camada antiaderente.

Dica: Antes do primeiro uso, unte com um pouco de óleo e leve ao fogo até esquentar. Este procedimento irá cozer o antiaderente garantindo um melhor desempenho.

Um comentário:

  1. Boa matéria tenho panelas de barro e ferro para uso no fogão a lenha,
    Pra comemorar a dica vou fazer um moqueca Capixaba, tenho um peixe (robalo) de 2kg no freezer. nem gato come. kkk

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...