quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pimenta-da-Jamaica

Inglês: Allspice 

As sementes da pimenta-da-jamaica são levemente maiores do que as pimentas em grãos, com cor marron escura. Seu sabor lembra uma mistura condimentada delicada de cravo-da-índia, canela e noz-moscada, predominando o cravo. Os grãos da pimenta-da-jamaica são frutos secos de uma aromática família da murta e do cravo-da-india, que pode crescer aproximadamente 12 metros. A pimenta-da-jamaica branca é ideal para carnes brancas, maioneses e molhos brancos, por ser mais suave. A preta é indicada para carnes vermelhas. A pimenta moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, carnes, sopas e molhos. A Jamaica é o maior produtor com cerca de 70% da produção mundial.

Usos: sopas, assados, molhos, conservas, bolos, bolachas, catchup.

sábado, 25 de maio de 2013

Polenta


Hoje uma receita bem tradicional que combina muito bem com molho de carne e também com arroz e feijão básicos que já vimos.


Ingredientes:

-2 xícaras de fubá/farinha de milho fina
-2 xícaras de água a temperatura ambiente
-3 xícaras de água quente
-2 caldos de galinha
-1 colher de sopa de manteiga ou margarina
-Queijo Parmesão (ou o de sua preferência, ou o que tiver hahahaha), Sal e Pimenta a gosto


Modo de Preparo:

Dissolver muito bem as xícaras de fubá nas 2 xícaras de água fria em um recipiente separado
Numa panela colocar as 3 xícaras de água quente misturadas com os caldos de galinha até ferver. Juntar o fubá dissolvido na água fria, sal e pimenta com a mistura quente na panela e mexendo sempre até que a polenta esteja bem cozida e com consistência mole. Acrescente o queijo e a manteiga.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Muffin de Milho

Ingredientes:

-1/2 xícara de farinha de trigo
-1/2 xícara de fubá
-1 colher (sopa) de açúcar
-1/2 colher (chá) de fermento em pó
-1/2 colher (chá) de sal
-3 colheres (sopa) de manteiga derretida
-1 ovo
-3/4 de xícara de iogurte natural
-1/2 xícara de milho debulhado, cozido

Modo de preparo:

Unte com manteiga 12 forminhas de muffin e reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um furo no centro e adicione a manteiga, o ovo, o iogurte e o milho. Mexa até incorporar todos os ingredientes. Divida a massa entre as forminhas e leve para assar em forno quente (200 ºC), preaquecido, de dez a 15 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Espere amornar de cinco a dez minutos antes de desenformar.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Baunilha

Inglês: Vanilla 

A fava marrom-escura da baunilha origina-se de um tipo de orquídea nativa da América do Sul. Foi descoberta pelos espanhóis no México. Quando colhida, a vagem possui uma cor amarelo-esverdeada e só quando é curada e seca é que adquire a cor marron-escura que associamos à baunilha. É uma especiaria usada em pratos doces como sorvete, cremes e arroz; também como aromatizantes para vinhos, chocolate e café. A fava da baunilha pode ser usada várias vezes e se guardada em um recipiente de açúcar fará com que ele adquira o seu sabor.

Usos: chocolate, café, pudins, sobremesas de fruta, bolos e biscoitos. Em pequena quantidade, combina com vitela.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Carne Assada ao molho de alecrim

A partir de sugestões, nossa receita da vovó de hoje é uma carne assada molhadinha e saborosa com um molho da própria carne com alecrim.

Ingredientes:

-1 kg de lagarto redondo
-Sal e pimenta-do-reino a gosto
-2 colheres (de sopa) de óleo
-2 xícara de água
-1 xícara de vinho tinto
-2 dente de alho picado 

-1 ramo de alecrim seco
-3 cebolas cortadas pela metade
-3 cenouras cortadas pela metade


Modo de preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino e passe-a na farinha de trigo. Aqueça o óleo numa panela e doure a carne de todos os lados (fazendo com que o suco, o sabor da carne não saia). Acrescente o vinho e deixe reduzir por 2 min, adicione a água, sal a gosto, o alho e o alecrim. Tampe a panela e cozinhe ou asse em forno moderado (170°) durante umas 2 horas, sempre de olho. Cerca de 30 minutos antes de retirar a carne, adicione a cebola e a cenoura. Retire o assado da panela e passe-o para uma travessa quente, juntamente com os vegetais. Corte a carne em fatias e sirva com o molho que ficou na panela.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Frutas selvagens brasileiras na mira dos Chefs

Você sabe o que é grumixama? E uvaia? Murici? Não?


Não é de espantar. São frutas nativas do Brasil, extremamente perecíveis, que raramente chegam ao mercado da região sudeste para consumo "in natura".

Essa dificuldade, porém, não impediu que essas frutinhas de sabores particulares, que perfumam receitas doces e salgadas, despertassem o interesse dos chefs. Elas surgem também como tema de livros recém-publicados.

Tê-las à mesa não é um caminho simples. "É muito difícil domesticar uma fruta selvagem", diz o engenheiro agrônomo e especialista no assunto Harri Lorenzi.

Fresquinhas, no mercado paulistano, quase não se acha. A Folha entrou em contato com dez hortifrútis em São Paulo em busca dessas frutas selvagens.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alcaravia ou Kummel

Inglês: Caraway

Uma planta vistosa que nasce de dois em dois anos, com folhas picotadas e de flores brancas que produzem sementes aromáticas. As sementes são usadas em pratos de repolho ou batata, bolos, biscoitos e tortas de maçã. As folhas e hastes mais lisas podem ser consumidas em saladas ou cozidas com outros vegetais. Hoje, é muito popular nas cozinhas austríaca e alemã, onde é usado para aromatizar pães e pastéis.

Usos: repolho, biscoitos, arroz, patês de queijo, macarrão, manteigas temperadas, carneiro, porco, costelas.

sábado, 11 de maio de 2013

Feijão


Prosseguindo com a série de alimentos básicos que comemos todo dia, hoje o feijão parceiro inseparável do nosso arroz soltinho que já esta pronto hahahahahaha.

Ingredientes:

-500g de feijão
-Água (até metade da panela)
-1 cabeça de alho
-1 cebola média
-1 ou 2 folhas de louro

-120 g de calabresa a gosto
-120 g de bacon a gosto
-Salsinha picada a gosto
-Cebolinha picada a gosto
-Sal a gosto

Modo de Preparo:

Separe e lave o feijão, deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro, se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas podendo acrescentar 1 colher de chá de vinagre para limpar melhor.
Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto (aproximadamente 2 vezes mais tempo). Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto, quando começar a apitar conte 20 minutos. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa, para garantir você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.
Fatie a calabresa e corte o bacon em cubinhos, coloque a calabresa, o bacon, o alho e a cebola em uma panela separada e deixe fritar por alguns minutos. Depois adicione ao feijão.
Adicione o sal e o louro, deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e mexa aos poucos.
Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Flã de tangerina

Além de um visual convidativo e um sabor irresistível, o flã é um tipo de sobremesa que as crianças adoram.

Ingredientes:

-2 xícaras de suco de tangerina
-1/4 de xícara de açúcar
-1/4 de xícara de maisena

Modo de preparo:

Em uma panela, misture todos os ingredientes até que a maisena fique bem dissolvida. Leve ao fogo baixo, mexendo, por cinco minutos, até ferver e engrossar. Distribua a mistura em três fômas baixas de pudim, de 11,5 cm de diâmetro. Leve para gelar até o flan ficar firme.


Créditos: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-fla-tangerina-617301.shtml

terça-feira, 7 de maio de 2013

Arroz Soltinho

Atendendo a pedidos postarei uma série de receitas básicas para quem precisa se virar na cozinha do dia a dia. Hoje: Arroz Soltinho que só as mães sabem fazer.


Ingredientes:

-Arroz
-Alho
-Sal
-Cebola
-Manjericão ou hortelã (opcional)
-Azeite extra virgem ou óleo

Modo de Preparo:

Lave uma xícara de arroz, deixe escorrer, pode ser na peneira. Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de azeite e doure o alho picadinho, quando o alho estiver dourado acrescente a cebola picada, necessariamente nessa ordem pois a cebola solta água que irá impedir o alho de dourar mais e queimar.
Acrescente o arroz lavado, deixe refogar por alguns segundos para adquirir sabor. Acrescente a primeira xícara de água, adicione sal a gosto e deixe ferver (mexa de vez em quando), quando estiver quase secando acrescente a segunda xícara de água (sempre com a panela semi tampada). Assim que secar desligue o fogo (sempre baixo) salpique um pouco de manjericão/hortelã por cima. Depois solte-o com um garfo.

domingo, 5 de maio de 2013

Sálvia

Inglês: sage 

Nativa da Ioguslávia, a sálvia tem folhas aveludadas e cinzas muito aromáticas e ligeiramente azedas. As folhas usadas frescas ou secas podem ser usadas picadas em saladas, pratos de batatas, massas, molhos a base de manteiga e pratos com queijo. Use também com carne de porco, vitela e em temperos.

Usos: carne de porco, carneiro, vitela, cebolas, molhos, batata, marinados.

sábado, 4 de maio de 2013

Quinoa com maça verde e castanha de caju e tornedor de mignon ao molho de alecrim

Modo de preparo:

Refogar a cebola no óleo e adicionar a quinoa. Acrescentar o dobro da quantidade de água e deixar cozinhar com a panela fechada. Soltar com um garfo e misturar. Refogar a cebola no óleo e adicionar a quinoa. Acrescentar o dobro da quantidade de água e deixar cozinhar com a panela fechada. Soltar com um garfo e misturar com maça verde, castanha de caju e pimenta de biquinho. Temperar com azeite e servir com a carne.

Para o filé mignon, selar o tornedor temperado em frigideira bem quente. Para o molho, deglaçar a frigideira com vinho tinto seco e alecrim, deixar reduzir e engrossar com roux e com maça verde, castanha de caju e pimenta de biquinho. Temperar com azeite e servir com a carne. Para o filé mignon, selar o tornedor temperado em frigideira bem quente. Para o molho, deglaçar a frigideira com vinho tinto seco e alecrim, deixar reduzir e engrossar com roux.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Anis-Estrelado

Inglês: Star Anise

O anis-estrelado é o fruto de uma árvore oriunda da China. Seu aroma é muito semelhante ao da erva-doce porém seu sabor é mais amargo do que o do anis tradicional
, pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte. Na cozinha asiática, é muito usada para aromatizar chás. Quando seco, possui cor marrom e sabor picante. É conhecido também por suas propriedades antisépticas, antiinflamatóiras, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. Mantenha-o em recipiente hermético; é preferível no lugar do em pó.

Usos: pode ser queimado para aromatizar ambientes; é ótimo diurético. Combina com porco, galinha, peixes e mariscos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...