sábado, 1 de fevereiro de 2014

Conheça as etapas da produção da Tequila Mexicana

Há quase três séculos, no povoado de Tequila, estado de Jalisco, no México, nasceu uma das mais tradicionais bebidas da América Latina. O processo de produção do destilado, que leva o mesmo nome da cidade de origem, é tão curioso quanto burocrático. O governo do país, através de leis e normas, estabelece como e onde produzir, envasar e rotular a bebida
.

Elaborada a partir de uma planta chamada agave azul, a tequila é considerada patrimônio cultural mexicano desde 1974. Conheça agora como são feitos os destilados.


1. Seleção dos brotos: a produção da tequila começa com o cultivo do agave no Território de Origem Determinado, região em que o governo mexicano permite o plantio e fabricação da bebida. A primeira tarefa é selecionar os brotos que vão para a terra. Os escolhidos devem ser livres de pragas e ter uma altura próxima a meio metro.

2. Cultivo do agave: a planta, que prefere o solo arenoso e altitude superior a 1.500 m, alcança a maturidade plena aos 10 anos. Então, tem inicio a jima.

3. Jima: é basicamente o processo de corte do agave. As folhas são podadas, e permanecem somente a cabeça e o coração da planta.

4. Cozimento e moagem: o processo de fabricação se inicia com o cozimento e moagem das cabeças de agave. O cozimento é feito com vapor de água sob pressão e podem durar de 12 a 48 horas. Nesta etapa, o açúcar inulina é convertido em frutose e sacarose, que são facilmente fermentáveis. Depois de cozido, o agave é transportado para as usinas, onde é cortado em pequenos pedaços.

5. Extração do mel: para extrair o mel do agave cozido, o bagaço é submetido à pressão de água e depois espremido. O mel extraído do agave cozido é levado para tanques e transportado por gasodutos para as cubas de formulação.

6. Formulação: nesta etapa se mistura o mel de agave, mínimo de 51 %, com um preparado de outros méis, como o açúcar mascavo, a glicose, frutose e melado. Em seguida, são levados para fermentar.

7. Fermentação: é aqui que se dá a transformação dos açúcares em álcool etílico. A fermentação ocorre em grandes cubas de aço inoxidável que são preenchidas com mel, também chamado de mosto. O tempo de fermentação varia de acordo com a temperatura ambiente. Submetido a baixas temperaturas do inverno, a fermentação é prolongada por mais de 24 horas. A fermentação produz, além do álcool, dióxido de carbono, água e energia liberada na forma de calor. O mosto em plena fermentação é efervescente, e o movimento acaba quando as leveduras terminam seu trabalho.

8. Destilação: este é o processo pelo qual as enzimas são separadas por calor e pressão de produtos de teor alcoólico: tequila e vinhaça. As enzimas são transportadas por dutos para alambiques de cobre ou aço inoxidável, ou até em colunas de destilação contínua, que são aquecidos a altas temperaturas. Os alambiques comuns consistem em três partes: a panela ou caldeira, onde é depositada para o aquecimento do mosto; a coluna ou capital, que recolhe e conduz os vapores; e a bobina, que resfria o vapor e tornar-se líquido. A produção de tequila pode requerer duas destilações, a primeira é chamada quebra e a segunda, correção. A correção aumenta o teor de álcool e elimina os produtos indesejáveis, obtendo-se um produto de maior pureza. A tequila obtida pela quebra ou primeira destilação se chama tequila comum (ou ouro) e a que se tem após a segunda destilação ou correção é denominada branca. Após essa etapa, o líquido vai descansar por alguns meses em barris de carvalho.

Diferenças entre as tequilas ouro e prata

A tequila prata é um produto que pode, se for o caso, contar com água na composição. Já a tequila jovem, ou ouro, também pode contar com água para diluição, mas passa por um procedimento adotado para suavizar o sabor da tequila, mediante a adição de um ou mais ingredientes como essência de caramelo, extrato de carvalho ou glicerina natural à base de 

calda de açúcar.


http://culinaria.terra.com.br/receitas/bebidas/conheca-as-etapas-da-producao-da-tequila-mexicana-jose-cuervo,c069bd9d8ae89310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...